quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MÓDULO 1 - ATIV. 1.5 - CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA


Programa: A tecnologia eletrônica aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem


Autora: Evanir Maria Trindade

Modalidade: Ensino Fundamental Inicial

Áreas do conhecimento: Alfabetização

Tema:
Processos de leitura

Conteúdos relacionados à aula: Leitura, interpretação e compreensão de texto, produção de texto

Tempo previsto: Dois encontros semanais de 1 hora cada

Mídia utilizada: mídia impressa, mídia digital, computador, internet

Descrição da aula: A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa. Através do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-á fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necessários à vida cidadã, envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, lúdica e construtiva. Esses alunos têm, desse modo, uma atividade atrativa que os leva a assimilar o que antes não conseguiam, a aprender de um modo natural, quase sem perceber que estão direcionados ao aprendizado, interligando a oralidade, a escrita e a leitura. Tal é o objetivo desta aula.

Análise da aula: O professor deverá observar se os alunos sentem-se desafiados e estimulados para que consigam expressar suas idéias e dúvidas com naturalidade. O computador favorece a utilização das ferramentas para a interatividade e a troca de conhecimentos através do trabalho em duplas, o que permite que um colega aprenda com o outro. Deverá, também, identificar primeiramente as dificuldades dos alunos, depois selecionar as atividades para atender suas necessidades. É preciso muita atenção na escolha dos recursos (softwares e sites) a serem utilizados para que atendam às reais carências de cada aluno, pois nem todos têm a mesma necessidade e a informática não deve ser utilizada como passatempo e sim contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem. O aluno, já com a sua auto-estima prejudicada em função das limitações que apresenta para aprender, passa a acreditar na sua capacidade, desenvolvendo, assim, o sentimento de pertencer, de ser capaz. Acreditamos ser este o principal papel da escola: diversificar e incluir.

Um comentário:

  1. Olá Reginaldo!

    Fico feliz em ver minha aula publicada no teu Blog. Tomara que novas idéias venham ao encontro de um ensino diferenciado e atraente.

    Abraço!

    ResponderExcluir